sábado, 28 de julho de 2007

Bem-vindos!

Prezado cartunista,
Temos muito orgulho de ter você como parceiro do brazilcartoon: o site ganha em grandeza pela beleza do seu trabalho, pelo toque de gênio que diferencia o seu cartum em meio à outras obras também geniais. O melhor desse nosso portal é que ele reúne muita gente boa, artistas singulares: são vocês que fazem a singularidade do nosso site.

Essa breve celebração serve para reiterar os vínculos de amizade que acabamos construindo em função da existência do brazilcartoon e serve também para preambular um pedido que quero fazer a você, pedido que faço exatamente por acreditar no poder e na força do seu trabalho: gostaria que você fosse nosso parceiro na divulgação do 1º Salão Internacional de Humor pela Floresta Amazônica. Peço para que você divulgue o Salão, em todos os veículos para os quais trabalha, nos blogs nos quais colabora ou dos quais você é autor, nas rodas de cartunistas que você freqüenta, entre os amigos do seu círculo, em todos os lugares em que o cartum mobiliza idéias, conversas e obras ou simplesmente onde pessoas se reúnem para conversar.

Na verdade, poderíamos estar fazendo algo menor, aberto aos iniciados, despretensioso ou restrito ao círculo de cartunistas já acostumados a freqüentar os salões de humor. No entanto, a importância da causa nos lança um desafio maior: queremos é movimentar meio mundo, colaborar para que se formem posicionamentos críticos em relação ao que acontece hoje , na Amazônia. E não conseguiremos fazer isso se o salão não romper o círculos dos iniciados para chegar nas universidades, na grande mídia, nos veículos de informação comunitários, no pequeno informativo de uma empresa qualquer, no jornalzinho da escola nas rodas de conversa das pessoas que freqüentam as praças da cidade e que podem compartilhar a visão do cartunista estampada nas páginas do jornal.

Acho que esse é um trabalho de formiguinha, miúdo e constante, que se repete no dia a dia e que ganha consistência por repetir-se boca a boca; um trabalho em rede, em que cada um de nós representa um ponto imprescindível em conexão com outro ponto imprescindível. Para ganharmos essa capilaridade, precisamos, imensamente, da sua ajuda.

Segue, em anexo, release que elaboramos sobre o Salão. Pedimos que você o use, intensamente, repassando essa informação a todos, indistintamente. Afinal o humor é linguagem universal. E não precisamos de muito mais que isso para chamar a atenção de todo o planeta para a gravidade dos atos que vêm sendo praticados contra a floresta.

Conto com você e estou a sua disposição para complementar as informações, se você achar necessário.

Um abraço amigo e confiante,
Márcio Leite
www.brazilcartoon.com
info@brazilcartoon.com